alimentação
O pasto é o alimento básico de todo o gado, que recebe suplemento mineral durante o período das águas e suplemento mineral proteico durante o período da seca. Há muitos anos estão em uso produtos específicos para animais em reprodução e animais em crescimento.
Os pastos são manejados de modo a formar um excedente, no período chuvoso, para ser consumido no período seco. Em anos climaticamente muito adversos, cana de açúcar picada foi usada como suplemento alimentar para alguns grupos de animais.
Os garrotes, na estação chuvosa, recebem 500g por dia de um suplemento especial com 40% de PB durante cerca de 150 dias. Na estação seca, recebem ração suplementar com 18% de PB, na base de 0,5% a 1% de seu peso vivo, também durante cerca de 150 dias. Com esses tratamentos ficam em boas condições para entrada em serviço reprodutivo em torno dos 24 meses; a partir do início das chuvas a oferta de concentrado vai sendo reduzida, para readaptá-los ao regime de pasto em que irão trabalhar.
As novilhotas, nas águas, recebem igual tratamento, que se mostrou necessário para a obtenção de uma melhor taxa de prenhez. As que se revelam precoces recebem, após a parição, com idade média de 26 meses, ração suplementar com 18% de PB, correspondente a 0,5% de seu peso vivo, durante cerca de 150 dias; esse tratamento provou ser necessário para melhorar a taxa de reconcepção, e o desenvolvimento dos bezerros.