Fazenda Bacuri

reprodução

A estação de monta de 120 dias, de novembro a fevereiro, resulta em nascimentos concentrados de setembro a dezembro. Desse modo procura-se ajustar o ciclo reprodutivo do gado à condição das pastagens, determinada pelo ciclo climático.

Inseminação artificial é utilizada em novilhas de 23 a 26 meses, e também em multíparas, durante 60 dias, em novembro e dezembro. Monta natural é usada para todas as primíparas, e parte das multíparas, de novembro a fevereiro. Em geral, as multíparas paridas na primeira metade da estação de nascimentos são destinadas à inseminação artificial, enquanto as paridas na segunda metade seguem para monta natural. Esse procedimento melhora a taxa de prenhez e favorece o teste de progênie de novos touros na fazenda.

Desde 1998 as novilhotas são entouradas entre 11 e 14 meses, de novembro a fevereiro. A partir de 2009 foi estabelecido um segundo período de monta, de maio a junho, visando aumentar as chances das nascidas no fim da estação também se revelarem precoces. Além disso, esse procedimento evita que, em anos de clima muito adverso, perca-se a oportunidade de identificar fêmeas precoces. As que não emprenham são depois inseminadas como novilhas normais.

Fazenda Bacuri
Rod. Assis Chateaubriand, km 90,6 - Barretos SP  |  Tel./Fax (17) 3322 6443  |  fazendabacuri.barretos@gmail.com