objetivo da seleção
Desenvolver um gado Nelore eficiente e lucrativo em regime de pasto é o objetivo perseguido pela Fazenda Bacuri. Para atingi-lo procura-se:
1) Aumentar a precocidade reprodutiva das fêmeas. Para isso elas estão sendo entouradas cedo e a reposição de matrizes está sendo feita, preferencialmente, com as novilhotas que se revelam precoces, parindo dos 24 aos 30 meses. Aumentar também a fertilidade das fêmeas, usando como indicador a regularidade dos partos.
2) Aumentar a habilidade materna, especialmente a conformação de úberes e tetas e a produção de leite, melhorando a alimentação dos bezerros, refletida no seu peso aos 120 e aos 240 dias, porque em regime de pasto boa habilidade materna é crucial para desmamar bezerros pesados. Aumentar também a eficiência das matrizes, expressa pela relação entre o peso do bezerro e o peso da vaca, por ocasião da desmama.
3) Aumentar o perímetro escrotal aos 365 e aos 450 dias, para melhorar a precocidade sexual e fertilidade dos machos, favorecendo indiretamente a precocidade reprodutiva das fêmeas. Melhorar a qualidade do sêmen, e também a libido, para torná-los mais eficientes para monta natural.
4) Aumentar o peso aos 120, 240, 365 e 450 dias, de maneira que o desenvolvimento corporal dos animais permita que os machos possam ser abatidos, e as fêmeas possam parir, entre 24 e 30 meses. Evitar aumento exagerado do peso adulto, porque vacas de maior tamanho geralmente são menos férteis e pouco eficientes na produção de bezerros. Evitar aumento exagerado do peso ao nascer, para preservar a facilidade de parto e a vitalidade do bezerro, duas grandes virtudes da raça Nelore.
5) Melhorar a conformação frigorífica, a qualidade da carcaça, medida pela área do olho do lombo, espessura da gordura subcutânea e escores visuais, para tornar a Nelore uma genuína raça de corte.
6) Melhorar cascos, aprumos, pigmentação, temperamento e caracterização racial dos animais.