manejo
À medida que se aproxima o momento do parto, as vacas são levadas para um pasto maternidade, próximo aos currais, com o objetivo de facilitar os cuidados iniciais aos bezerros e eventual atendimento a elas. No dia seguinte ao nascimento eles recebem tratamento de umbigo e são identificados com tatuagem e brinco. Permanecem alguns dias em pasto próximo ao curral, sendo depois levados para pastos onde permanecerão até a desmama, que ocorre em torno de 240 dias. Multíparas, primíparas normais e primíparas precoces são mantidas separadas, reservando-se os melhores pastos para as últimas.
Com três meses os bezerros são vacinados contra clostridioses. São vermifugados na ocasião da desmama, que começa no início da seca, e no seu fim. Controle de outros parasitas não é feito como rotina, somente se estritamente necessário. No início de outubro os animais adultos são vacinados contra clostridioses; esses animais não são vermifugados.
Tendo em vista o melhoramento genético, todos os animais são pesados ao nascer, na desmama e nos meses de janeiro, abril, julho e outubro; os machos de 9 a 18 meses têm o perímetro escrotal medido na ocasião das pesagens. Desde 2003 garrotes e novilhotas são submetidos a medições de área de olho do lombo e gordura subcutânea, por ultrassonografia (Aval). Análise morfológica por escores visuais (Dra. Roberta Gestal de Siqueira, Brasil com Z e ABCZ), exames andrológicos (Sembra) e ginecológicos (Dr. Nildo de Freitas Góes), testes de libido e de temperamento completam os procedimentos de rotina.